Thursday, October 6, 2011

Fina Estampa

Hum, acho que já teve capítulos suficientes para eu comentar Fina Estampa. Muita gente não sabe do que se trata, é a novela das 21h atual, de Aguinaldo Silva. O tema da novela é (uma recorrente lição de moral): as aparências enganam. As personagens centrais são Griselda, moça trabalhadora que não liga para as aparências, e Tereza Cristina, rica de berço que nunca teve que levantar um dedo, absolutamente frívola. E como toda novela que se preze, há um homem entre elas.

Griselda é pobre e ganha a vida com o suor do trabalho. É uma espécie de faz-tudo, honesta, educou os três filhos para serem sempre corretos, falar a verdade... (isso não acontece, mas não vou entrar muito na história da novela) e por isso não liga para aparências. Uma mulher que vive mexendo em canos, fios, motores, etc etc, portanto, não é vaidosa. Sua personalidade é impressa no fingurino, que não muda: um macacão cinza, largo, com bolsos onde ela pode guardar as ferramentas de trabalho.

Não aguento mais demorar pra dar o ok e o post sair só no dia seguinte. Hoje vão só essas duas, depois eu falo mais dos outros personagens porque, em geral, Beth Filipecki tá acertando muito! Vamos lá, dona Tereza Cristina. Uma mulher elegante, fútil, mesquinha e, em termos dramatúrgicos (ou dramáticos), é uma vilã. Suas roupas dão destaque para o colo, está sempre pulseiras e anéis de ouro, tecidos finos que caem perfeitamente em seu corpo. O exato oposto de Griselda. A base da novela é isso, essa oposição que rende ótimas atuações e é muito bem reforçada pelo figurino - mesmo dos personagens que eu discordo... mas isso fica pra depois.

A foto é ótima, porque além de mostrar o figurino de cada uma, evidencia a subordinação de Griselda (abaixada à esquerda) e a postura de Cristiane Torloni ilustra a superioridade de sua personagem (em pé, de vermelho)

No comments: