Saturday, November 12, 2011

Natasha de Dirceu

Eu sei que eu falei que o próximo post (lá de quando eu falei de Vamp) seria sobre cinema ou teatro - e já não foi, porque eu falei do top ciganinha da Babalu - mas estou com pressa e não gosto de deixar mais de dois dias sem nada, então... aí vai o trabalho que eu tinha falado, em que comparo Natasha com Marília de Dirceu.

Referências de Vamp

Reforçando o famoso bordão de Chacrinha: “Na televisão nada se cria, tudo se copia”, a novela Vamp é um híbrido de várias influências: no tema, que trata de vampirismo; na caracterização da personagem principal, que remete a passagens da poesia lírica Marília de Dirceu; e em muitas referências da cultura pop.

Vamp não tem o menor compromisso com a realidade. A novela é feita nos moldes de comédia e voltada para o público infanto-juvenil. Por isso, o autor aliou uma pesquisa histórica a referências da cultura pop, como a trilha sonora, que traz clássicos do rock como Sympathy for the devil (numa versão gravada por Claudia Ohana, intérprete de Natasha) junto a músicas de Michael Jackson, Guilherme Arantes, Beach Boys, entre outros.

O mito dos vampiros foi imortalizado pelo personagem Conde Drácula, de Bram Stocker (de 1897, considerado do gênero literário romântico), que por sua vez, foi inspirado no conde Vlad Tepes, que viveu na Romênia do século XV. Reza a lenda que durante uma batalha, o conde foi atingido na cabeça e desmaiou. Imediatamente seu exército bateu em retirada, levando o corpo, mas no processo o conde acordou, ordenou que retornassem à batalha e com isso ganhou fama de ter voltado dos mortos, como um morto-vivo. O personagem antagonista da novela, que é o vampiro mais temido e poderoso da história, se chama Vlad.

Natasha, a protagonista do folhetim, se torna vítima de Vlad e Capitão Jonas passa a representar um amor impossível, resgatando o sentimento do lirismo provençal. Apesar da aparente força, a personagem é frágil e confusa, e seu único objetivo é se livrar da maldição e se tornar novamente mortal. Ela é a mulher que precisa ser salvada. Acaba se apaixonando por Lipe Rocha, filho do capitão, e passa a acreditar, então, que este seria seu salvador. A moça é movida pelo amor e faz de tudo para proteger seu amado da inveja dos outros vampiros da história (Conde Vlad e o empresário responsável pelo sucesso da cantora, Gerald Lamas).


Os seus compridos cabelos,

Que sobre as costas ondeiam,

São que os de Apolo mais belos;

Mas de loura cor não são.

Têm a cor da negra noite;

E com o branco do rosto

Fazem, Marília, um composto

Da mais formosa união.

--

Dos rubis mais preciosos

Os seus beiços são formados;

Os seus dentes delicados

São pedaços de marfim.


Esse é o quadro Marília de Dirceu, de Guignard.

#Black Eyed Peas - TV ligada no SWU.

No comments: