Wednesday, November 9, 2011

Vamp

Finalmente, já que a novela está na reta final de sua reprise no canal Viva, vamos então nos divertir com as figuras vampirescas que entraram pra história! O figurino é assinado pelo gênio Lessa de Lacerda (que, segundo o memória globo, começou sua trajetória na emissora em Roque Santeiro, isso já diz muito né). Não acompanhei na época, mas minhas irmãs se lembram da sensação que a vamp rock'n'roll Natasha causou... mais ou menos como a pulseira-anel da Jade em O Clone ou o top ciganinha de Babalu em Quatro por quatro (figurino também de Lessa).

Realmente acho essa novela sensacional. O texto é divertidíssimo, os atores são excelentes - oi, Patrycia Travassos, desculpa mas vc não devia ter feito mais nada depois dessa novela, especialmente os comerciais insuportáveis de Activia - e o figurino ajuda a compor essas caricaturas vampirescas (porque, obviamente, o figurino dos "malvados" é mais interessante). Do lado negro da força temos Ney Latorraca, Patrycia Travassos, Otávio Augusto e Paulo Gracindo em participação especial são os melhores. Os bonzinhos têm como líder Reginaldo Farias em mais um papel brilhantemente apático, um Fábio Assunção em seu melhor momento e Claudia Ohana, a vampira-vítima, genial.

A parte mais interessante do figurino era o núcleo malvado, especialmente a armadura de guerra de Conde Vlad (Latorraca) e a família Mattoso (Patrycia, Otavio Augusto, Flavio Silvino e André Gonçalves debutando) que era uma coisa meio rock'n'roll extravagante, cafona... demais! As roupas de Natasha são um espetáculo à parte - devo lembrar que, quem ainda acha que figurino é moda, vai achar que eu sou louca; mas figurino não é moda, a moda dos anos 90 era a coisa mais cafona do universo, mas o figurino da Natasha te dá exatamente a sensação de cantora pop. Logo, nesse sentido, é sim genial. Vamos às fotos.

Os filhos do capitão Rocha.
Alguém mais sentiu uma vibe família Von Trapp?
Os filhos de Carmen Maura, que se casa com o capitão.
Oi, isso é super Os meus, os seus e os nossos.
Família Matoso, Gerald Lamas (Guilherme Leme, máilove) e Vlad (Latorraca)
Matoso e Mary, sensacionais.
Nunca vou esquecer da voz agudinha da Patrycia Travassos falando
"Eu, Ma-ry Ma-toso..."
Natasha e Vlad, mó climão.
Natasha.

O que eu acho mais genial desse roteiro é a inter(textualidade?)
Tudo tem referência, que vão por escritores super conceituados, filmes, outras novelas, cultura pop... os filhos da Carmen Maura, por exemplo, se chamam Helena (de Tróia), Scarlett (O'Hara), Dorothy (Mágico de Oz), Léon (Tolstoi), Rubem (Fonseca) e Sigmund (Freud).
O personagem do Evandro Mesquita é um palhaço do Circo Planador (Circo Voador).
E por aí vai... já usei Vamp até num trabalho da faculdade, comparando Natasha com o poema árcade Marília de Dirceu, de José de Alencar. Até gostei do resultado, mas isso fica pra outro post.


#Noite Preta - Vange Leonel
(porque esse post pedia essa música, tema da abertura da novela HAHA)

2 comments:

Nou said...

uai, sô! Tá faltando coisa aqui! (fotos, no caso!)
que que é o top ciganinha? não sei do que passa(nunca sei/entendo nada de novela....)


Ps: MARIA, tira essa confirmação de letras insuportável pelamordeDeus.
brigada
=*

te amo.

Madá said...

ih caraca! não tava ligada que paulo gracindo fazia vamp!!