Tuesday, September 6, 2011

Gala (Kirov)

Saí do Municipal determinada a (tentar) escrever sobre o figurino - e, quem sabe, o espetáculo em geral - da Gala, da companhia russa Kirov. Acontece que a pessoa chega em casa sem jantar e morrendo de sono, então aquele dispositivo que eu tenho que me faz formar frases decentes, dar um sentido e unidade ao texto, etc (sim, estou falando do meu cérebro) já não funciona lá muito bem. O programa era uma compilação de várias peças (eu e meus híbridos, hahaha) e era dividido em 3 atos. É meio difícil escrever de cabeça, mas vou tentar.
A primeira parte era A Chopiniana. Um sonho, aquelas saias "tradicionais" de ballet, uma leveza... parecia um suspiro. O segundo ato era uma dança contemporânea, acho que chamava Simple Things. Esqueci de anotar o nome do figurinista e titio Google não quer ajudar, mas gostei muito. Collants dourados meio ouro-velho, mas não-escandalosos, que refletiam as luzes verdes, azuis e vermelhas com tons incríveis. Na terceira parte - Divertissement - tinha Carmen, Dom Quixote, danças russas com músicas de Tchaikovsky, etc. Giros, quantos giros! Quase chorei nas sequências de piruetas e com as saias "bandeja" que eram amassadas quando a bailarina era levantada e armavam feito leque quando ela voltava ao chão.
Lembrei muito de Degas no primeiro ato, como é possível uma representação tão perfeita? Por algum motivo que eu realmente não sei explicar, o figurino de Simple Things me lembrou Tron. Ah, consegui descobrir: o figurinista se chama Jerome Marchand e consegui até uma foto, iei! Bom, o pouco de linha de raciocínio que restava eu perdi e já vi que terei menos de 4 horas de sono... pelo menos consegui ser fiel ao blog. E espero não ter escrito nenhuma atrocidade.

A Chopiniana
Bailarina de Degas

Simple Things
Tron

(ps. As configurações do blogspot me irritam demais e se eu for brigar toda vez pro texto ficar direitinho, com espaço antes dos parágrafos e tal... vai ser muito stress)

1 comment:

Duda said...

também me lembrou tron! mas o tron antigo, o primeiro.