Monday, September 26, 2011

A vida.

Não vim falar sobre figurinos aqui. Nem sobre filmes, não essencialmente. Acho que não cabe aqui entrar em detalhes, e como por enquanto esse blog ainda é off-records, quem tem o endereço deve saber do que eu vou falar. Meu tema de hoje é a perda, que é uma parte tão importante de vida e às vezes a gente esquece.

Pra bom entendedor, meia palavra basta. Pois é, já deu para reparar que eu perdi alguém, uma pessoa muito querida que certamente fará falta. É bom, por um lado, porque o sofrimento acabou. Mas fica um vazio dentro da gente, uma tonteira, um não saber o que fazer... uma vontade de gritar. Lembrei muito da perda da minha avó, em 2009, quando eu tinha outro blog e era assídua. Me fez muito bem escrever, desabafar por ali. Então me inspirei e decidi fazer isso novamente, mesmo não tendo nada a ver com o tema e este sendo, teoricamente, um blog não (tão) pessoal.


Os filmes, que sempre me serviram de apoio na vida, também tratam desse assunto que é tão óbvio, difícil e delicado.
O Rochedo de Gibraltar trata de uma família que se reúne num fim de semana para o aniversário do patriarca, que morre no dia da festa e é descoberto pelos netos, que armam um plano para cremá-lo no mar, como uma antiga tradição viking.
There whole life was the sea, the sea, and their boats. So in celebrating their deaths- yes, you can say celebrating, they used both. The family's of the great Viking would put the body of their loved one on a ship cover it with straw and then as the sun was setting cast it away into the water. They would light huge bonfires on the beach, and then the Vikings would light the tips of their arrows in the bonfire and shoot them at the ship. Ah it must have been so beautiful, fire on the water. Legend has it that if the color of the setting sun, and the color of the burning ship were the same then that Viking had lead a good life, and in the afterlife he would go to Viking heaven. All night long the Viking men, women, and children watched the ship with the body burned in the water. By dawn all that was left was ashes, complete obliteration, carried by the currents to the four corners of the earth, fresh, and beautiful, and vanished completely, like a dream.
Agora e Sempre mostra o reencontro de quatro amigas e narra o último verão que passaram juntas.
Things will happen in your life that you can't stop. But that's no reason to shut out the world.
Peixe Grande e suas histórias maravilhosas é sobre um homem que volta para casa para acompanhar os últimos dias de seu pai, com quem ele nunca se deu muito bem. No universo fantasioso do filme é plausível o fim *spoiler* quando o pai, ao morrer, vira um peixe.
A man tells his stories so many times that he becomes the stories. They live on after him, and in that way he becomes immortal.
Meu primeiro amor é o clássico filme pré-adolescente, sobre a menina de 12 anos que é obcecada com a morte e perde o melhor amigo (o eterno Macaulay Culkin, então com 11 anos) atacado por abelhas.
Thomas J. Sennett: What do you think it's like?
Vada Sultenfuss: What?
Thomas J. Sennett: Heaven.
Vada Sultenfuss: I think... everybody gets their own white horse and all they do is ride them and eat marshmallows all day. And everybody's best friends with everybody else. When you play sports, there's no teams, so nobody gets picked last.
Thomas J. Sennett: But what if you're afraid to ride horses?
Vada Sultenfuss: Doesn't matter 'cause they're not regular horses. They've got wings. And it's no big deal if you fall 'cause you'll just land in a cloud.
Hora de voltar, Garden State no original, mostra a trajetória de um homem de volta para a casa, do outro lado do país, para o enterro de sua mãe. Nessa viagem ele conhece uma menina que sofre de epilepsia (Natalie Portman) que muda sua vida.
I know it hurts. That's life. If nothing else, It's life. It's real, and sometimes it fuckin' hurts, but it's sort of all we have.

No comments: