Thursday, September 8, 2011

Meia-noite em Paris

Essa história é sobre um homem que sonhava em viver na Paris dos anos 20. Ou sobre a insatisfação que o homem contemporâneo sente em relação ao mundo. Afinal, em algum momento da vida todos nós já quisemos viver em outra época. O filme é um sonho, absolutamente apaixonante, mas meu propósito aqui é mostrar minha opinião sobre o figurino, não sobre a história.

Os vestidos deslumbrantes usados por Adriana (Marion Cotillard) foram, segundo a figurinista Sonia Grande, garimpados em brechós do mundo inteiro. Ok, então as peças realmente são da época*. Me incomoda no filme o comprimento das roupas.

A década de 1920 foi realmente revolucionária nas artes, desde pintura, escultura e arquitetura até o modo de vestir. Foi influenciada pela silhueta mais solta e leve que Paul Poiret havia “inventado” ainda nos anos 10 e popularizada pela primeira dama da moda mundial, Coco Chanel. Essa juventude vanguardista subiu o comprimento das saias das mulheres, causando imenso choque. Mas “choque” porque as saias costumavam ser longas, até os pés. O novo comprimento dessas saias era, no máximo, abaixo do joelho. Apenas em 1925 algumas mulheres encurtaram mais ainda, para a altura do joelho; não acima.

As roupas lindas usadas por Adriana são todas curtas demais para a época. Talvez fosse intencional, mas minha impressão é que Marion Cotillard é alta demais para usar uma roupa daquele tempo.

* acho muito importante diferenciar os termos “da época” e “de época” – por exemplo, “Moulin Rouge” é um filme de época, mas o figurino não é da época (que, no caso, é o Belle Époque), foi feito para o filme e não garimpado em brechós por aí... foi?


#Rolling in the deep - Adele

3 comments:

Diza said...

não existiam mulheres altas nos anos 20 ou elas eram todas piriguetes?

(to só sendo mala, te amo viu? e to com saudades)

Maria Ricota said...

a média de altura da população era menor, Diza, justamente por isso elas não eram periguetes... o vestido considerado curto vinha logo abaixo do joelho, não acima como no filme.

(eu to só sendo extremamente meticulosa hahaha, também te amo e to com saudades)

Diza said...

as que eram mais altas do que a média eram piriguetes?